A HISTÓRIA DE UMA BIBLIOTECA

Por Clara Rosa Cruz Gomes

Era uma vez uma biblioteca cheia de gente e pessoas de todas as idades. Essa biblioteca demonstrava muitas qualidades que eram exemplares para todas as bibliotecas.

Essa biblioteca ganhou muitos prêmios e foi considerada Pontinho de Leitura pelo Ministério da Cultura. Lá havia cadeiras e mesas bem pequenas para crianças. Prateleiras eram  baixas para facilitar as crianças pegarem livros.

Havia senhoras que se encontravam semanalmente para conversar a respeito de um livro. Isso acontecia há mais de 25 anos. Lá se oferecia curso de computador para a terceira idade. Muitas senhoras se alfabetizavam na linguagem virtual.

Havia muitos grupos de estudos de jovens e muitos casais de namorados que se conheceram lá. Tudo era muito familiar e amizade sempre havia por lá.

Essa biblioteca reunia pessoas de todas as idades. Essa biblioteca era exemplar. Acontecia o projeto Bibliomúsica: grupos de músicos iam tocar música erudita e popular.   Escutava-se algumas vezes a música Conceição que traz lembranças de uma pessoa que amava aquela biblioteca e foi diretora lá durante muitos anos.

Nesta biblioteca sempre acontecia exposição de obras de arte e de centenários de poetas e escritores o que motivava conhecer e ler as suas obras.

Acontecia um incrível sarau de contador de histórias e também um delicioso debate de filmes.

Lá se aprendia a ler música, artes plásticas, filmes, livros e ouvir histórias. Encontrava gente querida. Lá era um ponto de encontro de pessoas e um lugar de cultura.

Certa vez, fez-se um sarau de poesia e  até moradores da rua foram assistir. Foi uma noite maravilhosa e cheia de histórias.

Toda informatizada era fácil de encontrar livros. As pessoas que trabalhavam nesta biblioteca eram amáveis, amigas e sempre aceitavam novas ideias. Toda a comunidade podia participar da biblioteca. Criou-se um grupo que se chamava Amigos da Biblioteca.

Essa biblioteca foi fechada. Tristeza de todos. A comunidade não gostou. Essa biblioteca foi interditada pela segurança pública por ser um prédio muito antigo que necessitava de reforma. Esse prédio havia sido o restaurante onde presidente Juscelino Kubischeck almoçava durante o período de construção de Brasília.

O teto podia cair, a instalação elétrica estava precária, caixa d’agua furada. Quantos problemas. Estava realmente perigoso.

Seria bom se fosse assim…um monte de gente quis  ajudar a biblioteca. Um consertou o telhado, outro restaurou a caixa d’agua, outro melhorou a instalação elétrica, e ainda ampliou a rede de computadores.  Cada um ajudava como podia. Não dessa forma mas a biblioteca parece estar sendo reformada.

A biblioteca poderia abrir e tornar-se a cidade mais feliz e ser tombada como patrimônio histórico e cultural da cidade.