CLARA ROSA CRUZ GOMES

Propor atividades de educação para democracia na disciplina Oficina de Artes, para os alunos dos sétimos anos 7º A, 7º B e 7º C do Centro de Ensino Fundamental 02 de Brasília, CEF 02 BSB.

O objetivo é desenvolver consciência de cidadania nos estudantes realizando também atividades lúdicas que envolvam os demais integrantes da comunidade escolar.

As dimensões de educação para a democracia que será trabalhada para este projeto serão as relações humanas.  Melhorar a convivência entre alunos e entre alunos e professores, aumentar espaços e momentos de diálogos genuínos; melhorar resolução de conflito e preocupação com a formação ética e afetiva da comunidade escolar; buscar aumentar a integração na comunidade em que a escola está inserida. A motivação de educadores e educandos serão reforçadas na comunidade escolar pela apresentação de temas transversais como democracia, cidadania, política. Serão abordadas questões relativas à diversidade, aos direitos humanos e à identidade cultural.

É fundamental os estudantes serem protagonistas e proporem atividades lúdicas para a comunidade escolar considerando o ECA e o tema respeito. Será construção de painéis, recital de poesias, jogos com desafios para trabalhar respeito e cidadania, direitos e deveres dos cidadãos. A proposta é fazer atividades divertidas para os estudantes. É necessário realizar esse trabalho porque no questionário diagnóstico no começo do ano verificou-se que o tema respeito é importante para eles e assim sendo estimula o engajamento dos alunos. Esse tema, também, melhora a convivência entre todos.

À luz do modelo dos 3 C’s, verifica-se que os estudantes terão compromisso ao perceber que é um tema importante para eles e que é necessário um engajamento para a transformação da realidade social. Na conexão haverá identificação e associação com outros alunos da escola e professores que compartilham as mesmas preocupações e buscam soluções e atuação coletiva e ajudarão os estudantes em sua organização. E a capacidade acontecerá quando conhecimentos e habilidades desenvolvidas no processo educativo nos habilitarão a exercer a cidadania e realizaremos avaliação das atividades e tomada de decisão coletiva.

O meu aprendizado como professora será conseguir realizar uma educação para democracia começando com algo simples: o envolvimento da comunidade escolar em um tema que é importante para todos, o respeito.  Conseguir que os estudantes sintam-se capazes de agir na sociedade e trazer mais harmonia ao ambiente.

A educação para a democracia forma cidadãos com valores democráticos de liberdade, direitos sociais e solidariedade.

A educação para a democracia compreende os valores republicanos de respeito às leis, respeito ao bem público, sentido de responsabilidade no exercício do poder, respeito aos direitos humanos e acatamento à vontade da maioria.  Inclui a educação para saber debater, escolher e compreender as lutas para construção dos direitos.