Fiquei feliz de ser uma das três professoras selecionadas do Distrito Federal para participar da Missão Pedagógica no Parlamento.

Minha experiência no Encontro Presencial do Missão Pedagógica no Parlamento foi incrível. Encontrar professores de todo Brasil numa Missão Pedagógica educativa e política é de fundamental importância. O encontro foi muito bem organizado e construído.

O Acolhimento inicial do encontro, conhecemos um ao outro e conversamos sobre nossas expectativas que acredito que foi, será e está sendo cumprida.

Na Aula dialogada sobre o parlamento e sua dinâmica trouxe reflexão sobre a crise política e a importância da escola na formação democrática e cidadã.

No café com prosa, discutimos sobre a importância da formação de professores para a educação para a democracia.

Realizamos encontro de aprofundamento sobre a questão de sociedade e política que esclareceu questões básicas sobre ciência política e questões ideológicas. Verifiquei que vivemos uma crise ideológica.

Conhecemos o jogo da política importante para educadores e estudantes. Aqui refletimos sobre os três poderemos. Legislativo brincamos de fazer leis, inventamos o país que queremos. No executivo vimos como funciona a questão orçamentária. No judiciário como se brinca de julgar. Essa última parte foi dita e não brincada.

Participamos de oficina para elaboração de projetos- o desafio, desenvolvimento e momento individual; refletimos sobre a elaboração de nossos projetos para a Missão Pedagógica no Parlamento.

No Acompanhamento de plenário vimos vários deputados numa confusão tamanha onde parece que ninguém escuta ninguém. Espero que tenha tido uma impressão errada.

Aula sobre o processo legislativo e sua dinâmica política, conhecemos as tramitações das leis e me fez refletir sobre a dificuldade que é o diálogo do poder executivo e legislativo quando estes apresentam pensamentos divergentes.

Observação da atividade parlamentar nas comissões, conhecemos o Plenário e seu funcionamento. Verifiquei como ninguém estuda para aprovar projeto de lei. Muitos deputados nem conhecem a pauta. Parece uma grande brincadeira de coisas que são tão sérias. Acredito que não é preciso ficar brincando de fazer tantas lei. Pude conversar com deputados que foram atenciosos e esclarecedores com o nosso grupo e pode nos esclarecer as pautas de reforma política no Brasil.

Visita institucional ao Congresso Nacional e City Tour Brasília, o que nos fez perceber o funcionamento do Congresso Nacional, inovações nas construções da Capital que com modernismo trouxe leveza, simplicidade e belezas artísticas.

Roda de conversa sobre experiências inspiradoras de Educação para democracia. Podemos trocar ideias sobre essas experiências que são significativas para a educação para democracia. E podemos perceber que a educação brasileira deve mudar urgentemente. Esse foi um momento de grande emoção e eu senti que minhas lágrimas foram de todos os presentes.

Na Noite cultural se concretizou a integração do grupo. Surpreendeu-me saber que eu era uma escritora conhecida e adotada no Brasil.

Importante a Simulação do trabalho das comissões. Discutimos tema fundamental para o Brasil: reforma política. Preparamo-nos pouco para discutir tema tão relevante. Pior, falaram que os deputados fazem o mesmo. Aqui pude perceber o problema de uma crise política umbilical. Cada um se preocupa com seu umbigo e esquece o coletivo e as questões ideológicas ficam confusas. Isso seria o cúmulo do individualismo exacerbado, séria crise ideológica. Precisa-se de reforma política urgente: o Congresso Nacional deveria ser representado por todas as camadas sociais brasileiras. Precisa-se ter melhor formação e qualidade para os deputados e senadores. No Brasil precisa de governantes que pensem urgentemente em melhorar a educação para que se forme cidadãos menos egoísta e que ame o Brasil e que queira que o Brasil cresça como nação.  O objetivo de um parlamentar e dos três poderes deveria ser fazer cumprir os princípios, os direitos e garantias fundamentais de nossa constituição.

No encontro presencial da Missão Pedagógica no Parlamento tudo foi significativo e marcante para mim. Parabenizo toda a organização por esse protagonismo que traz melhorias presente e futura para o nosso Brasil.

Clara Rosa Cruz Gomes

Brasília, 09/07/2018.