O Fundo de Apoio à Cultura (FAC) do Distrito Federal investe em projetos brasilienses. O montante é considerado significativo por quem faz música, cinema, teatro, dança e literatura na capital.

O programa traz efeitos positivos para a cidade. O número de inscritos vem crescendo a cada ano. Quanto mais investe em política pública de cultura, mais gera demanda. Desperta o interesse de pessoas e desenvolve a cultura local e a importância da economia criativa no DF. Isso têm um impacto econômico grandioso na cidade.

Um projeto aprovado movimenta vários profissionais. Cada real de um projeto é gasto contratando profissionais, adquirindo serviços e equipamentos, movimenta a economia local e uma parcela retorna em impostos.

O jeito de ser, de viver, de cantar, de criar, e de contar histórias ganha atenção com o FAC. As ações desenvolvidas pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC) do Distrito Federal ganham o reconhecimento da população. Foram dezenas de projetos contemplando a Cultura criativa brasiliense e colaborando para o resgate e o desenvolvimento da nossa identidade cultural. Se espera para os próximos anos que o órgão continue a valorizar a cultura e os artistas da capital.

O momento é de fomentar políticas públicas culturais objetivando a geração de trabalho e renda visando o fortalecimento dos artistas locais e aumentar a quantidade e qualidade de produção cultural do Distrito Federal.

A economia pode de certa maneira redimensionar a cultura, a tendência é que a cultura torne-se um atrativo para novos empreendimentos, e que com isso, novas oportunidades e profissões apareçam.

CLARA ROSA CRUZ GOMES